terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Quem mexeu no meu queijo - parte2

Do livro "Quem mexeu no meu queijo" - Parte - 02

Aqui esta a segunda parte do desenho Quem mexeu no meu queijo
Estilo desenha animado
Tempo estimado: 06:28
Link: http://www.dailymotion.com/relevance/search/"quem+mexeu+no+meu+queijo"/video/x3dfmh_quem-mexeu-no-meu-queijo-parte2_shortfilms

Quem mexeu no meu queijo - Parte 01

Otimo video que fala sobre o livro "Quem Mexeu no meu queijo" de forma clara e objetiva.
Estilo desenho animado.
Vale a pena conferir.
Tempo estimado do video: 05:48
Parte: 01
Link: http://www.dailymotion.com/video/x3dfk3_quem-mexeu-no-meu-queijo-parte1_shortfilms

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ERP Lite Free 1.0

ERP Lite Free é um sistema gratuito de gestão empresarial que atende as áreas: de vendas, estoque e financeira de micro e pequenas empresas de diversos segmentos.Atendimento total à legislação do Simples Nacional na a emissão de Notas Fiscais

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Benefícios:

  • Agilidade no atendimento aos clientes;
  • Condução das atividades da empresa dentro de rotinas administrativas utilizadas por grandes corporações de forma simples e prática;
  • Aumento da produtividade e maximização de resultados sem a necessidade de investimentos; Integrações on-line entre as rotinas operacionais de vendas, contas a receber e estoques. Organização e padronização de rotinas administrativas;
  • Maior controle de clientes, permitindo análise e identificação das melhores contas;
  • Maior segurança nas opoerações de saída de mercadorias, financeira e de vendas;
  • Manutenção histórica de todas as transações e operações administrativas;
  • Rapidez e precisão em busca de informações sobre clientes, fornecedores, produtos ou serviços. Os dados do ERP Lite Free são compatíveis com o Radar Empresarial, uma completa solução em gestão empresarial desenvolvida pela WK Sistemas. Desta forma, quando crescer e precisar de uma solução mais ampla, sua empresa será beneficiada na aquisição da solução completa.

Funcionalidades:

  • Controle de Pedidos de Venda e emissão de Notas Fiscais de produtos e ou serviços;
  • Controle de contas a receber e a pagar por cliente/fornecedor, por vencimentos, recebidos/pagos, abertos, atrasados, por estado, município ou categoria do cliente.
  • Fluxo de caixa diário, semanal, mensal sobre qualquer período.
  • Análise financeira de clientes e fornecedores.
  • Controle de pagamentos, recebimentos, caixa, contas bancárias, depósitos, aplicações e transferências.
  • Controle de adiantamento a clientes e fornecedores.
  • Automação de ICMS e IPI, ISS, INSS, IRRF, PIS, Cofins, CSLL na emissão da nota fiscal. Leiautes de notas fiscais adaptáveis a cada empresa;
  • Controles de faturamento por cliente, estado, município, categoria de cliente;
  • Controle de entradas e saídas de estoque com cálculos de custo médio e inventário automáticos. Controle de estoque por local de estocagem;
  • Integração total entre emissão de nota fiscal, contas a receber e baixa de estoque.
  • O uso do ERP Lite Free está limitado a um único microcomputador, sem possibilidade de compartilhamento de dados ou uso simultâneo, por mais de um usuário, em uma rede de computadores.

Para utilizar este sistema é preciso realizar o cadastro de sua empresa gratuitamente através do site www.erplitefree.com.br, após o cadastro você receberá automaticamente por e-mail as instruções para utilização do sistema junto com a chave de acesso.

Para maiores informações e instruções sobre utilização do sistema, faça gratuitamente o download dos tutoriais e vídeos aula sobre configurações, cadastros e movimentações disponíveis no site do ERP Lite Free, ou consulte o help que acompanha o sistema.

O uso deste programa não dispensa o acompanhamento fiscal e contábil da empresa por meio de profissional legalmente habilitado.

link: http://baixaki.ig.com.br/download/ERP-Lite-Free.htm


Tamanho: 32,00 MB

Tipo: freeware

GESTÃO DE CLIENTES - CRM 2.10


* Cadastramento completo de pessoas físicas ou jurídicas, referências comerciais, classificação do cliente quanto ao conceito, zona geográfica ou grupo, cadastramento de vendedores;

* Cadastramento, visualização e edição dos documentos relacionados ao cliente;

* Envio de mala direta por e-mail, emissão de vários relatórios (com diversos filtros), cadastro das visitas realizadas, relação de aniversariantes;

* Sistema de follow-up / atendimento a clientes com a possibilidade de registrar fatos ou ocorrências, permitindo o acompanhamento de pendências;

* Implantação de vendas realizadas por cliente e vendedor;

* Consultas de vendas realizadas no período ou por cliente;

* Ranking de Vendas por diversos critérios através de gráficos estatísticos;

* Comissões dos vendedores;

* Cadastro de Usuários, restrição de acessos



Tamanho: 24,30 MB

Tipo = Freeware

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Feira do Empreendedor - SOPECE 2007

A SOPECE - Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino, Convida todos os alunos a participarem da Feira do Empreendedor 2007, traga seus familiares e amigos, participe da nossa programação, é uma promoção do curso de Administração - SOPECE.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 30 de Outubro
Palestra sobre Direitos do Consumidor
Local: Auditório da SOPECE as 19:00 horas
Palestrante: Prof. Eduardo Crucho - Advogado e Professor
Dia 31 de Outubro
Feira no Pátio da SOPECE as 19:00 horas

mais informações: site da SOPECE
ou no telefone: (81) 3221-4423

Feira do Empreendedor: 100% responsabilidade social

Os 120 estandes da Feira do Empreendedor foram montados com mais de cinco toneladas de materiais que seriam destinados ao lixo.

Madeira velha, latinhas de alumínio, papelão e todo o tipo de embalagens compõem os painéis reciclados usados nos estandes da Feira do Empreendedor, que vai até este domingo, no Centro de Convenções de Goiânia (GO). Quando venceu a licitação para montar a feira, a empresa goiana Tecniprom foi em busca de materiais alternativos que tivessem relação com a temática do evento, que este ano está focada na responsabilidade social. O resultado: estandes montados com mais de cinco toneladas de materiais que seriam destinados ao lixo.

Segundo o diretor da Tecniprom, Carlos Romeo de Oliveira Filho, foram utilizados cerca de 16 mil painéis reciclados para montar os 120 estandes da Feira do Empreendedor. “Depois de pesquisar em vários Estados, descobrimos este fabricante em São Paulo que utiliza materiais recicláveis e produz chapas de qualidade, resistentes e que dão um resultado final diferenciado ao evento”, afirmou. O que pode ser visto nos corredores são estandes em quatro tonalidades, como cinza, branca e preta, além dos espaços feitos em OSB, chapas fabricadas com resíduos de madeira.

A montagem da feira envolveu 100 profissionais, que ser revezaram em turnos e trabalharam 15 horas diárias durante oito dias. Os painéis, o mobiliário, o material da programação visual e os 15 mil metros de carpete foram transportados em 20 caminhões baú. Tudo para que os 7 mil m2 de área montada do evento tivesse as melhores condições para receber os visitantes.
História

A Tecniprom foi fundada em Goiânia há 18 anos e já realizou a montagem de mais de 2 mil eventos. É uma das principais representantes do Centro-Oeste no setor de montagem de eventos. “Buscamos estar sempre na vanguarda, contribuindo com a promoção de feiras e eventos, o crescimento do mercado, o aumento da conscientização, da identidade e profissionalismo. Desta forma, esperamos que o este segmento no nosso Estado seja um destaque no cenário nacional”, afirmou Carlos Romeo.
A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae, com o patrocínio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Listel Publicar, UTI/Vida, Instituto Flamboyant, Scitech Produtos Médicos, Brasil Telecom e Sama. Conta com o apoio da Agência de Fomento do Estado de Goiás, Correios, Multidata, Data Easy, Associação das Floriculturas e Viveiros do Estado de Goiás, Sindileite, Sistema Fieg, Senac, Sesc, Senar e Federação do Comércio do Estado de Goiás. Tem ainda a participação da Cooperativa de Reciclagem de Lixo, Conselho Temático da Responsabilidade Social (Fieg), Células do Projeto Metrópole de Produtos Orgânicos e de Academias, Projeto de Desenvolvimento do Setor Moveleiro da Região Metropolitana de Goiânia, Projeto de Floricultura e Projeto de Apicultura.


Feira do Empreendedor ganha versão on line

No endereço http://www.feiradoempreendedoronline.sebrae.com.br/, o visitante pode oferecer ou procurar oportunidades de negócios.

Desde que surgiu, o circuito da Feira do Empreendedor, que oferece informações e serviços sobre empreendedorismo, já teve mais de 80 edições no Brasil inteiro. Nos últimos cinco anos, o evento recebeu mais de um milhão de visitantes, contou com a presença de 7,8 mil expositores e capacitou 366 mil pessoas em 9,5 mil cursos, palestras e oficinas. Agora a feira ganha uma versão virtual, na internet, chamada Feira do Empreendedor On Line, que poderá ser acessada pelo endereço http://www.feiradoempreendedoronline.sebrae.com.br/ .

A Feira do Empreendedor On Line é um espaço criado pelo Sebrae para apoiar os candidatos a empresário ou empresários que buscam ampliar seus negócios atuais, renová-los ou montar novos empreendimentos. “No formato digital, o empreendedor e o empresário passam a contar com os serviços da feira 24 horas por dia, durante 365 dias por ano“, explica Enio Pinto, gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional.

“Pela Feira On Line, será possível procurar oportunidades de negócio como franquias, máquinas e equipamentos e até um representante comercial ou um sócio“, informa Andréa Faria, coordenadora do projeto. O visitante do site tem a possibilidade de procurar oportunidades de negócios por unidade da Federação. Por exemplo, consegue pesquisar o que o site oferece em relação a franquias no Distrito Federal.

Ao entrar na Feira do Empreendedor On Line, o visitante pode escolher a opção ‘Quero Apresentar uma Oportunidade de Negócio’ ou ‘Quero Encontrar uma Oportunidade de Negócio’.

Para ter acesso aos serviços, o visitante deve se cadastrar no site, preenchendo dados como nível de escolaridade, sua atual ocupação, se vai abrir um negócio no futuro, se quer abrir um negócio ou se pretende aprimorar a empresa que já possui.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Novo Google Docs

Aproveito o post para reproduzir um vídeo sobre o novo Google Docs, que agora conta também com apresentações online. Tenho utilizado com freqüência para principalmente escrever textos e tem sido muito útil. A sacada deste overview em vídeo foi usar animações com os diagramas e as explicações escritos em… papel, coincidentemente.

Veja aqui: http://www.youtube.com/watch?v=eRqUE6IHTEA

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Limpando seu PC ou apagando seus rastros...

CCleaner 2.01.507 Final

Nosso computador possui uma série de arquivos que são registrados diariamente para armazenar: informações de sistema, cookies de navegação, registros de programas instalados/desinstalados, dados de backup, históricos de mensageiros instantâneos etc. Portanto, é provável que uma hora o PC fique lendo e demore a iniciar e/ou carregar seus softwares prediletos.

É importante ressaltar que muitos dados desnecessários são guardados em nossa máquina e isso diminui muito o desempenho dela. Haveria alguma forma de apagar esses arquivos para que o computador voltasse a sua forma original?

Claro! E de uma forma muito mais prática e simples do que você imagina. CCleaner é um programa totalmente gratuito que otimiza o sistema e remove todos os arquivos desnecessários do computador, tornando o sistema operacional muito mais rápido e, como conseqüência, recuperando um espaço valioso no seu disco rígido. Ele possui suporte completo ao nosso idioma, o que facilita — e muito — o uso!

Depois de instalado, execute-o e selecione os itens que deseja remover do computador — na opção Limpeza — e clique em Analisar, imediatamente o software faz uma busca por todo o sistema e retorna o que pode ser apagado — com o respectivo tamanho em disco que você pode recuperar.

Feito isso, clique em Executar Limpeza para que o conteúdo seja apagado definitivamente do Windows.

LIMPEZA

CCleaner é um dos varredores mais completos do gênero, possuindo uma vasta gama de opções para limpar arquivos desnecessários, confira logo abaixo.

Windows

Na aba Windows, o programa varrerá o disco rígido em busca de diversos tipos de arquivos desnecessários relacionados ao sistema, subdivididos pelas categorias Internet Explorer, Windows Explorer, Sistema e Avançado. De modo geral, o programa efetua as seguintes ações:

Limpeza por completo dos arquivos desnecessários do Internet Explorer, eliminando também rastros e históricos de navegação.
Limpeza das listas de arquivos utilizados recentemente, bem como palavras usadas em pesquisas, no Executar etc.
Eliminação dos itens desnecessários do sistema, como arquivos da Lixeira, fragmentos do verificador de discos, arquivos temporários etc.
Restauração das configurações padrões do sistema, como posição de ícones e atalhos do menu iniciar, dimensão das janelas, entre outros. Por padrão, esses itens encontram-se desabilitadas dentro da opção Avançado.

Programas

O CCleaner possui um algoritmo inteligente capaz de identificar a maioria dos softwares instalados em seu computador. Deste modo, o programa elimina os restos de arquivos de todas as aplicações encontradas, tornando a limpeza muito mais profunda e eficiente. Para facilitar a identificação dos itens detectados, o programa os organiza em categorias principais, tais como Internet, Multimídia, Utilitários e, é claro, os programas do Windows.

REGISTRO

O registro do sistema é um dos principais fatores que ditam o desempenho do computador. Por isso, é indispensável a realização de manutenções periódicas nele, visando sempre manter o Windows estável e rápido. Porém, por ser uma parte delicada do computador, muitos usuários temem em efetuar modificações nele, pois a simples alteração de um valor incorreto poderia até mesmo inutilizar o Windows.

É verdade que no mercado existem inúmeros softwares que prometem limpar o registro e acabam destruindo o seu sistema. No entanto, tratando-se de registro, o CCleaner é imbatível. Ele simplesmente um dos softwares mais seguros para a remoção de entradas inválidas, sempre preservando a funcionalidade dos programas e do sistema como um todo.

Confiabilidade

Ao contrário dos utilitários concorrentes que saem removendo entradas sem apontar os motivos, este fantástico aplicativo exibe, um-a-um, as causas que levaram elas a serem identificadas como inválidas, fornecendo a você a chance de selecionar apenas o que deseja realmente remover. O escaneamento costuma ser rápido, e mais uma vez, o programa lhe disponibiliza uma série de itens a serem inclusos/exclusos da varredura.

Para aumentar ainda mais a segurança, uma notificação para a realização de um backup de registro é exibida previamente a remoção das entradas encontradas. Não tenha medo de usar! Caso algum problema ocorra, é fácil recuperar tudo que foi removido.

FERRAMENTAS

Como se já não bastasse tantos recursos, o CCleaner traz de quebra duas ferramentas para você aprimorar ainda mais o desempenho da sua máquina. A primeira delas, Desinstalar Programas, serve como atalho para o Adicionar e Remover Programas do Windows. Nela você elimina por completo qualquer programa instalado em seu computador. Não pense que selecionar o ícone de um aplicativo e enviá-lo para a Lixeira faz o mesmo. Deste modo, estará eliminando apenas o atalho, mas o programa em si, permanecerá em seu computador ocupando espaço.

A segunda ferramenta, Programas Iniciados com o Windows, pode ser a solução para um problema comum em milhares de computadores: a demora para iniciar o Windows. Esta lista exibe todos os arquivos que são executados assim que o sistema é iniciado. Sendo assim, quanto maior a quantidade, mais demorado será a inicialização. Verifique atentamente os softwares que não possuem necessidade de serem executados automaticamente e os remova da lista. Reinicie o computador e veja a diferença.

Só não apague as entradas importantes para o computador, como antivírus, firewall, anti-spywares etc.

SIMPLESMENTE O MELHOR

Quanta eficiência, não é mesmo? Pois bem, para complementar ainda mais, tudo isso está reunido em uma interface arrojada, moderna e intuitiva. Qualquer usuário, independente de ser leigo ou um “expert”, pode utilizar o programa sem se deparar com obstáculos.

Está esperando o que para deixar o seu computador nos trinques com este software gratuito e em português que é capaz de recuperar todo o desempenho perdido na sua máquina após vários dias de utilização?

Link: http://baixaki.ig.com.br/download/CCleaner.htm
Tamanho= 2,49mb
Tipo = Freeware
Site: http://www.ccleaner.com/

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Deixando sua internet mais rapida!

Existem computadores que a dica não ira funcionar muito bem pois o Windows já esta configurado de tal maneira, outros você pode notar sim uma diferença.
O Windows XP possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que “reserva” 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá-lo, siga os seguintes passos (Observação: é preciso estar logado como Administrador para executar os procedimentos abaixo):
- Clique em ver mais para continuar lendo a dica -
- Clique em Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK.
- Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
- Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”.
Na janela da direita, dê dois cliques na em “Limite de reserva de banda” ou “Limitar largura de banca reservável”
- Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia.
- Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está) e reinicie o computador.
Obs: Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir este procedimento em todos para que haja benefício real desta dica.
Fonte: Internet.

Feira do Empreendedor - SOPECE 2007

A SOPECE - Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino, Convida todos os alunos a participarem da Feira do Empreendedor 2007, traga seus familiares e amigos, participe da nossa programação, é uma promoção do curso de Administração - SOPECE.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 30 de Outubro
Palestra sobre Direitos do Consumidor
Local: Auditório da SOPECE as 19:00 horas
Palestrante: Prof. Eduardo Crucho - Advogado e Professor
Dia 31 de Outubro
Feira no Pátio da SOPECE as 19:00 horas

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Business Intelligence - A lição da Apple

Após o furor inicial, o iPhone prova que é um produto revolucionário, mostrando a todos que é possível alinhar a satisfação dos clientes com sucesso corporativo

Desde seu ingresso na academia, os administradores aprendem que: "O objetivo das empresas é satisfazer, ou melhor, superar as expectativas do cliente!". Alguns podem discordar, afirmando que o objetivo é lucro, mas na verdade, o resultado financeiro é fruto de consumidores satisfeitos e gestão administrativa adequada. Salvo algumas empresas, onde apenas o lucro importa e os clientes são tratados como lixo (Bancos, por exemplo), atender bem os consumidores deve ser meta de toda corporação.

Infelizmente, apesar de conhecer a teoria, parece que nem todos as empresas sabem como fazer isso, perdendo-se em infinitos SACs e projetos intermináveis de CRMs. procons, agências reguladoras, processos, advogados, tribunais, pequenas, grandes, médias, gigantes e insolúveis causas, programas de denúncia na TV, no rádio, na mídia impressa... existe um universo de soluções para PROBLEMAS QUE NÃO DEVERIAM EXISTIR.

Claro, isso tudo precisa realmente existir, mas se as empresas aprendessem a planejar adequadamente, a conhecer consumidores e seus anseios, poderia investir com muito mais certeza, mais segurança e não gastar cifras enormes corrigindo problemas oriundos de falta de administração adequada. E pior, muito mais nocivo para a corporação não é o universo para correção de problemas, é a NÃO-CORREÇÃO. Basta uma rápida consulta ao procon, por exemplo, para observar que os problemas de hoje são os mesmos de sempre, as mesmas empresas, fazendo as mesmas coisas erradas.

Parece que exatamente esse é o grande diferencial da Apple. Não apenas lançar mais um produto, mas sim "O produto". Estabelecer novos padrões, mostrar tendências, ser o primeiro, ser o melhor, ser o mais lembrado, acertar em cheio os anseios e desejos dos clientes. Foi assim com o iPod e tem tudo pra ser novamente com o iPhone, sem falar no novo iMac, além de ser um desktop, pode ser considerado uma obra de arte.

A Apple, mais que uma simples empresa de tecnologia, transformou seus produtos em objetos de desejo, com design superior, com um alto padrão de qualidade. A receita? Mais simples impossível: Fazer exatamente o que o cliente deseja.

Quando a Motorola lançou o MOTORAZR V3, conquistou de imediato o público e parece que considerou isso o suficiente. Hoje o projeto se mostra cansado, defasado e principalmente, a Motorola aparenta um vazio de idéias. Será que eles sabem quem é seu verdadeiro público alvo? Não é que o produto seja ruim, muito pelo contrário, mas o cliente de hoje é diferente do de ontem e acima de tudo, amanhã teremos um cenário totalmente diferente.

A mídia criticou bastante o iPhone, comparando com os concorrentes no mercado. Opa!, que concorrentes? O iPhone é novo, ainda sem similar. Essa irresponsabilidade faz com que nosso mercado se contente sempre com o "mediano", aquilo que é apontado pelos sabe-tudo da mídia, afinal, hoje todos são experts em tecnologia (?!). Um mercado que ficou tanto tempo estagnado deve mesmo se incomodar muito com uma verdadeira novidade.

Independente do que tomemos como exemplo, a falta de conhecimento sobre os desejos do cliente sempre são uma falha intolerável, veja por exemplo, a looonga discussão sobre a TV digital no Brasil. Tanto tempo, debatendo sobre o que é melhor para as emissoras e para aqueles que vão mamar no novo filão. Tanto barulho por uma coisa que uma parcela ínfima da população sabe o que é.

Conhecer o cliente, não significa "agir de boa vontade", significa trazer o que realmente atende seus anseios. Steve Jobs, CEO da Apple, sabe que seus consumidores – a tempo, fiéis – conhecem o preço da vanguarda, alguém precisa custear as novidades.
Melhor que tentar abraçar o mundo, é ter um público-alvo bem definido e acima de tudo, satisfeito com os produtos que lhe são disponibilizados. O verdadeiro foco no cliente está em utilizar todo princípio de CRM para ouvir as solicitações, sugestões e elogios, porque reclamações apenas significam má administração e descaso com os consumidores.

Todo administrador deve ter como regra: siga o exemplo da Apple, conheça a atenda bem seu cliente. Se os consumidores estão realmente satisfeitos, um resultado positivo depende apenas de uma boa gestão administrativa.

Igual nosso governo... vocês viram como eles sempre estão empenhados em atender ao interesse da população?


Esse artigo foi publicado por Leandro Orlandini, Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Gestão Administrativa e Empeendedorismo pela Universidade Norte do Paraná.

sábado, 22 de setembro de 2007

Administração e Tecnologia: um casamento perfeito


A popularização da tecnologia ERP (Enterprise Resource Planning) muda o perfil do administrador tradicional e traz um novo desafio aos profissionais

A informatização, mais que um modismo, é um importante diferencial competitivo para as organizações, porém, não é garantia de sucesso, exigindo um trabalho constante de planejamento e utilização adequada.

A informação ágil e confiável é essencial para o trabalho dos gestores. Os sistemas integrados (ERP’s), manipulam e compartilham dados em tempo real, tornando-se uma ferramenta importantíssima no ambiente corporativo.

Escolher bem as ferramentas é imprescindível. Critérios claros e racionais, um profundo entendimento do que a empresa realmente necessita, quais são os reais objetivos do projeto e acima de tudo, imparcialidade nessas escolhas.

Uma atualização de SO (sistema operacional), por exemplo, não deve ser feita apenas porque uma nova versão foi lançada, devem ser considerados os reais benefícios e o custo de migração. Essa relação "custo versus benefício real" é obrigatória em qualquer ação gerencial, principalmente se tratando de tecnologia, pois essas mudanças têm impacto sobre toda a empresa.

A gestão da TI (tecnologia de informação) passa então a ser muito mais administrativa do que técnica, pois a visão sistêmica é essencial para a tomada de decisões e para o planejamento estratégico, exigindo um perfil profissional muito peculiar, um técnico com conhecimentos administrativos ou um administrador com conhecimentos técnicos.

Em 2002, a IBM assinalou a tendência de mudanças no cenário corporativo ao adquirir a PriceWaterhouse Coopers Consulting e, em 2003 vendendo sua divisão de pc’s à chinesa Lenovo Group Limited.

Essas mudanças desenham um cenário que demanda um profissional que ainda não existe nas academias, sendo o mais comum, trabalharem em conjunto, em etapas distintas dos projetos ou em posições distintas no organograma. Adaptação, adequação, flexibilidade e aprimoramento contínuo: são constantes na vida dos administradores desde sempre, o que faz com que esses profissionais sejam peças importantes também dentro da TI.

A própria evolução tecnológica trouxe um leque novo de possibilidades para a informática (hosting, asp, home working), fazendo com que as organizações mais que nunca, possam focar seus esforços no seu real produto, pois sabemos que manter uma estrutura de TI própria pode ser muito oneroso para a empresa.

Essa nova visão entende a informática como uma "área meio", como uma ferramenta para a obtenção dos resultados desejados, salvo naquelas organizações onde a tecnologia é o produto. Mas mesmo nessas, a necessidade de soluções administrativo-gerenciais, tanto internas quando no desenvolvimento de sistemas para venda, exige a presença desses profissionais.

A presença de administração profissional faz muita diferença dentro das empresas, principalmente num mercado extremamente dinâmico e turbulento como esse de tempos globalizados e on-line, mais que nunca, é necessária uma valorização dos diversos profissionais e de seu papel dentro do complexo sistema corporativo.


Esse artigo foi publicado por Leandro Orlandini, Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Gestão Administrativa e Empeendedorismo pela Universidade Norte do Paraná.

Agradeço a ele por me deixar publicar o seu artigo no nosso blog!!! Muito obrigado Leandro!

Artigo retirado do site http://www.bonde.com.br/colunistas/colunistasd.php?id_artigo=1584

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Simulador da Calculadora HP-12c


Gente, tou postando aqui pra vocês um simulador da calculadora financeira HP 12c.
Quem tiver interessado em baixar segue o link....

Link: http://www.informaretreinamento.com.br/download/hp12c.zip

Gerenciador de Contas Pessoais


Gerenciador de contas pessoais com as seguintes capacidades:
- Orçamentação e Comparativo orçado/gasto.
- Capacidade de sugerir um orçamento baseado em seus dados anteriores.
- Importação de vários formatos de arquivo de extrato.
- 12 tipos de relatório inclusive gráficos.
- Gerenciamento de períodos mensais irregulares (exemplo: pessoas que recebem no último dia útil do mês).
- Controle de acesso.
- Autocompletar.
- Backup
- Manual detalhado.
- Ajuda on-line.

Link:
http://baixaki.ig.com.br/download/Contas-Pessoais.htm
Tamanho = 4,95mb
Tipo = Freeware
Site:
http://www.futurosistemas.net/

Software de Controle Financeiro Empresarial

Software de Controle Financeiro Empresarial. Mais de 4,1 milhões de cópias distribuidas. Sem custo de aquisição, sem custo de manutenção, sem custo de atualização.
Nova versão 6.0 com novo visual, novas rotinas, nova documentação e novos tutoriais.

Funcionalidades:
Agenda de Contatos e Telefones
Agenda de Compromissos (que avisa na hora marcada)
Controle de Contas a Receber
Controle de Contas a Pagar
Registro Diário do Caixa (Receitas e Despesas)
Controle Bancário (Contas Bancárias)
Controle de Lançamentos em Cartões (Crédito/Débito)
Controle de Chamadas Telefônicas
Situação do Cliente no SPC
Emissão de Recibos Rápidos
Controle de Vales de Funcionários
Controle de Tarefas
Cadastros, de clientes, produtos, fornecedores, outros...
Gerador de relatórios (altera/exclui/criar relatórios);
Exportação e importação de relatórios;
Jogo de Xadrez, Tetris, Resta-um e Blip;
Padrões de aparência - skins;
Chat via programa, envio de mensagens, recados, etc.

Tudo voltado para o uso empresarial, sem nenhuma limitação e com suporte técnico gratuito via e-mail.
Informações Adicionais: Esta é a versão freeware (Rotinas de Controle Financeiro) de um programa comercial que possui duas outras versões: Plus (para controle de estoque) e Profissional (para completa automação comercial). Acesse o site do desenvolvedor para adquirir essas versões, que controlam estoque e emitem notas e cupons fiscais.

Roda em Windows 95, 98, 2000, Millenium, XP, Vista
Informações sobre compra este software é um Freeware (gratis) que, por definição, não perderá suas funcionalidades.


Link: http://www.habil.com/down/habilfull.exe
Tamanho= 10,06mb
Tipo = Freeware
Site: http://www.habil.com.br

A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES.

As informações têm-se tornado o principal diferencial competitivo nas organizações empresariais, sendo sua utilização de vital importância para sobrevivência e manutenção na realidade de toda e qualquer empresa. O processo de tomada de decisões tem como sua referencia e consulta as informações sobre o mercado, economia, comportamento, moda entre outros fatores determinantes para mudança e adaptação do produto ou serviço no mercado organizacional. Conforme CASSARO (2003) Um conceito universal, genérico, válido para qualquer sistema físico, material, é o seguinte: “Sistema é um conjunto de partes e componentes, logicamente estruturados, com a finalidade de atender a um dado objetivo”. No campo empresarial, podemos dizer que: “Sistema é um conjunto de funções logicamente estruturadas, com a finalidade de atender a determinados objetivos”. Assim, podemos verificar que toda empresa é um sistema, um grande sistema, um macro-sistema. A empresa em si é uma estrutura estática. O que movimenta esta estrutura, o que lhe dá dinamismo, é o conjunto de seus sistemas de informações, ou seja, a gama de informações produzidas pelos seus sistemas, de modo a possibilitar o planejamento, a coordenação e o controle de suas operações. Já é do consenso geral, no mundo empresarial, que as informações compõem um dos maiores e mais valiosos ativos da empresa. Podemos afirmar que uma empresa será mais dinâmica, mais agressiva e mais atuante do que outras na medida em que possua melhores sistemas de informações e, evidentemente, pessoal de alta e média administração, capacitado e motivado a se utilizar destas informações para as suas tomadas de decisões. Segundo CASSARRO (2003) Necessário se torna recordar que “gerente” é a pessoa a quem pagamos para que tome decisões, se possível acertadas. Quer dizer, o gerente deverá decidir, mesmo com a possibilidade de errar. Sua função é essa! Segundo o mesmo autor, tomar decisões implica correr riscos e maiores serão as margens de risco que o gerente corre, quanto mais alto ele estiver na estrutura hierárquica da empresa! Outro ponto importante a levar em conta é o que chamamos “ciclo das atividades empresariais”.

Funções estas que apenas podem ser adequadamente cumpridas SE houver coordenação. Além disso, existem áreas, em qualquer empresa, que se orientam basicamente para a execução, por exemplo, compras, produção, vendas, etc. Enquanto outras áreas chamam a si o comando das ações, que é o caso de planejamento e controle. Assim, entendemos como “Sistemas Gerenciais de Informações aqueles que permitem adequando comando, controle e coordenação do ciclo gerencial”. Uma decisão nada mais é do que uma escolha entre alternativas, obedecendo a critérios previamente estabelecidos. Estas alternativas poderão ser os objetivos, os programas ou as políticas – em uma atividade de planejamento – ou os recursos, estrutura e procedimentos – em uma atividade organizacional. A tomada de decisões também envolve um ciclo e é fundamental a existência de informações apropriadas a cada uma das fases do ciclo.

Muitas vezes poderá ser interessante ou mesmo necessário a utilização de modelos para a tomada de decisão. Os modelos nos permitem simular o que poderia ocorrer SE determinadas variáveis viessem a acontecer. Como vimos, o controle nada mais é do que a contínua comparação entre os resultados obtidos e aqueles que eram esperados, induzindo que, se necessário, se proceda à correção de desvios porventura ocorridos. É indiscutível a importância das informações, em cada uma das fases do processo de tomadas de decisões. O fato de se poder contar com informações adequadas e oportunas é de importância capital para o sucesso da empresa e, em conseqüência, do gerente. Todo e qualquer sistema é constituído por dois grandes conjuntos de informações: as operativas e as gerenciais. Enquanto as informações operativas praticamente independem das pessoas (exemplo: temos de emitir uma Nota Fiscal, quando de uma venda, qualquer que seja o chefe do faturamento), as informações gerenciais são muito influenciadas pelas pessoas que ocupam posições gerenciais. Isso porque algo poderá ser muito relevante para o elemento A e não terá necessariamente a mesma importância se o responsável pela área for o elemento B. Os sistemas de informações gerenciais são, portanto, muito pessoais enquanto que os sistemas operativos de informações não o são. Quando formos desenvolver ou adquirir um sistema, em qualquer empresa, há que ter cuidados especiais para cada um destes níveis, principalmente o gerencial, procurando obter a participação de todos os níveis no projeto, desenvolvimento e implantação de cada sistema. Apenas a adequada participação garantirá o sucesso do sistema. O diferencial de competitividade. Para MAÑAS (2002) As informações e o conhecimento compõem recursos estratégicos essenciais para o sucesso de uma empresa. Há necessidade de adaptação da empresa no ambiente de grande ou pequena concorrência. O empresário deve ter claramente elucidados alguns conceitos para poder compartilhar, efetivamente, com os demais recursos humanos da sua empresa e, portanto, ter maiores possibilidades de mantê-la por um longo período, bastante competitiva. A integração de informações e conhecimentos. Segundo MAÑAS (2002) O sistema de informações designa a logística indispensável à realização do processo de informação, a qual não se reduz somente a informática, como poderia parecer inicialmente. Definimos o sistema de informação como “o conjunto interdependente das pessoas, das estruturas da organização, das tecnologias de informação (hardware e software), dos procedimentos e métodos que deveria permitir à empresa dispor, no tempo desejado, das informações que necessita (ou necessitará) para seu funcionamento atual e para sua evolução”. Para MAÑAS (2002) A vantagem diante da concorrência, utilizando a informação e o conhecimento. Quando uma empresa chega a constatar que o número de reclamações de clientes é muito elevado, que o seu pessoal não se interessa muito pelo seu próprio trabalho, que a mediocridade é o que se pode considerar da sua rentabilidade, ela não consegue perceber de maneira ampla nem as causas e nem as conseqüências disto. Fazendo uma análise das causas, partindo de um disfuncionamento reconhecido, podem se identificar, de forma progressiva, aquelas que são inicialmente as mais superficiais e em seguida as mais profundas. Tem-se então encadeada a existência de problemas de comunicação e informação no coração da empresa. Esta colocação não é muito evidente na maioria das empresas, e para ser claramente entendida é importante ter uma abordagem diferenciada. A informação transformou-se em recurso fundamental em qualquer organização. Esta afirmação é declarada por diferentes administradores ao analisarem profundamente essa questão: - A empresa moderna fabrica menos produtos e mais e primeiro informação. Como exemplo podemos destacar o caso de um industrial que fabrica móveis. O problema essencial dele não é produzir móveis, mas sim vende-los em tempo real sem criar estoques. A estrutura das empresas tem, então, entre suas principais funções, a ligação produtos-distribuição, isto é, fazer circular a informação. Resumindo, não existe gerenciamento possível sem informação. As empresas que ganharão a guerra econômica são aquelas que terão vencido a guerra da informação. Ao lado das funções tradicionais (produção, comercial, finanças, recursos humanos etc.), surge uma nova e fundamentalmente transversal: a função informacional da empresa, em que a limitação de fronteiras, ao contrário, não existe, passando a atravessar a empresa como um todo, de departamento a departamento, ligando-os entre si e inclusive ao ambiente externo, que parece que já em muitos casos, transforma-se no ambiente global. Há então uma emergencial necessidade da criação de uma nova área da administração há que gerir-se a informação, e mais precisamente do ponto de vista geral, a gerência estratégica da informação. O que se sente é que um número muito significativo dos responsáveis pelas atividades das empresas não está preparado para tratar especificamente da informação como um recurso em si, e menos ainda para gerenciá-la, considerando-a como recurso estratégico. O desenvolvimento tecnológico baseado na economia do aprendizado. A década de 80 foi um período recessivo para as economias territoriais de paises e regiões em desenvolvimento; caracterizou-se pela estagnação da produção e pelo declínio da renda real e das oportunidades de emprego. O fortalecimento das estruturas industriais oligopolizadas ocasionou pressões inflácionárias em muitas economias latino-americanas debilitadas por empréstimos estatais adicionais destinados ao financiamento de serviços necessários ao afastamento da crise social gerada pela desigualdade crescente, e também para financiar os próprios subsídios industriais. O ciclo macroeconômico do endividamento, inflação, depressão e retração do capital internacional ainda se faz sentir em algumas economias industriais de fordismo periférico, quer dizer, economias que imitaram os sistemas de produção em massa de países centrais sem consolidar suas respectivas estruturas macroeconômicas locais de aporte das diretrizes de desenvolvimento social. O porquê da existência de diferenças tão acentuadas entre países e regiões em termos da capacidade de tomar decisões na economia global, na visão de STORPER (1993), se explica através de fatores como a tecnologia, instituições e políticas, elementos que respondem por essas diferenças. Economias bem sucedidas são as que possuem formas endógenas de produção baseadas em recursos tecnológicos, organizacionais e institucionais esepcificos de cada região, os quais não constituem simples cópias de uma suposta “melhor prática” desenvolvida nos países centrais. Essas especificidades se traduzem em externalidades hard de tecnologia de produção e das relações insumo-produto e externalidades soft representadas pelas “convenções”: práticas organizacionais e instituições políticas de coordenação das diretrizes econômicas locais. Ambos componentes são dinâmicos, não se apresentam como estoques e sim como trajetórias. A questão fundamental reside na distinção das atividades propulsoras e sua organização no território local. Na atualidade, é possível por duas visões de tendências econômicas: a que está focalizada na produção industrial e a pós-industrial centrada no terciário avançado, com ênfase no modo de produção e no conjunto capital financeiro e serviços ofertados às empresas. SASSEN (1991). A difusão de novas tecnologias, em ambos contextos, se dá por competição entre os produtores num mercado cada vez mais mundializado. A possibilidade de sua imitação põe em riscos as vantagens competitivas obtidas através da globalização de mercados e da busca constante de inovações sucessivas, vulneráveis, em algumas situações, à espionagem tecnológica. Em geral, as atividades baseadas no aprendizado, são altamente “restritas” entre firmas ou redes de firmas, atores e instituições; sua restrição é uma resposta à escassez de conhecimentos e práticas de que elas dependem no ambiente econômico global. Uma atividade pode ser definida como territorializada quando, seu desempenho econômico é dependente da localização e quando sua localização é especifica.

Conclui-se através das pesquisas e análises encontradas que a informação é determinante para toda e qualquer organização manter-se aberta e funcionando atendendo todas as necessidades e ordenamentos do mercado globalizado. O processo de decisão baseia-se na quantidade e qualidade das informações colhidas e verificadas sobre o produto ou serviço praticado no mercado. Entre todas as condições encontradas que determinam as informações na tomada de decisão pelo gestor empresarial está o processo da informação, como a informação é tratada, ordenada e manipulada no mundo empresarial.

Bibliografia CASSARRO, Antonio Carlos. Sistemas de Informações para Tomada de decisões. 3ª edição, São Paulo: Pioneira Thomson Learning 2003. MAÑAS, Antonio Vico. Administração de Sistemas e Informações. São Paulo: Érica, 1999. SASSEN, Saskia. La ciudad global: Nueva York, Londres. Tokyo. Paris: Descartes,1996. STORPER, Michael. Desenvolvimento territorial na economia global do aprendizado: o desafio dos países em desenvolvimento. In: RIBEIRO, Luiz César de Queiroz (Org.). Globalização, fragmentação e reforma urbana: o futuro das cidades brasileiras na crise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994

Leonardo Rodrigues Ferreira Administrador, Especialista em Administração Financeira –FCAP/UPE, Especializando (MBA) em Gerência Contábil – FACINTER/IBPEX.